Viajar só traz benefícios para sua qualidade de vida e até para sua saúde. Além disso, planejar uma viagem internacional é tudo de bom. Você irá conhecer outra cultura, outro idioma, outro estilo de vida e até uma culinária diferente. Portanto, uma viagem internacional é diferente de uma viagem dentro do Brasil.
Algumas das dicas para se preparar para uma viagem ao exterior é ter um chip internacional. Isso permitirá sua comunicação via internet por lá, seja para falar com amigos, parentes, procurar um bom restaurante na internet ou até usar o GPS. Não fique dependente de redes de WiFi nos aeroportos, já que são redes públicas e podem ocasionar em invasões no seu celular.
São muitas coisas para providenciar antes de uma viagem para o exterior. Por isso, para ter tempo e planejamento o suficiente, você precisa começar a organização com pelo menos um ano de antecedência da viagem.
Não esqueça de verificar se toda sua documentação pessoal está válida, qual o melhor período para visitação do destino desejado, validade do passaporte ou burocracia para tirá-lo, além de possível necessidade de visto, como é necessário para visitar os parques da Disney, por exemplo.
Agora conheça algumas dicas de como planejar sua viagem internacional em 2022.
1. Faça um roteiro
Depois de determinar qual é o melhor período para viajar até seu destino final, é hora de fazer um roteiro com os locais que você quer conhecer. Uma dica para uma primeira viagem ao exterior é escolher um destino com um idioma de fácil entendimento e que você tenha o sonho de conhecer.
Depois, liste os pontos turísticos, restaurantes, lugar de hospedagem, meios de locomoção como transporte público, carro alugado e até Uber para saber exatamente como será seu roteiro no destino escolhido.
2. Pesquise e compre as passagens
O segundo passo para ter uma viagem internacional de sucesso é determinar o período em que você ficará fora e comprar suas passagens. Há muitos sites que comparam os preços de passagens aéreas e podem ajudar você na busca por passagens com preço acessível, como os sites Decolar e Kayak.
Você pode pagar as passagens áreas com um cartão de crédito ou à vista através de boleto bancário. Caso sua preferência seja comprar em agências de turismo, você poderá parcelar suas passagens em até 10x com boleto também.
3. Escolha sua hospedagem
Depois de comprar as passagens aéreas, o seu próximo passo será escolher uma hospedagem para você dormir, fazer refeições ou até desfrutar de uma piscina, caso seja de sua preferência.
Alguns sites para procurar boas hospedagens são o Booking e o Trivago. Encontre a melhor hospedagem de acordo com seu orçamento e perto dos pontos que você deseja visitar. Além disso, verifique as avaliações da hospedagem escolhida para entender se é uma boa opção.
4. Faça um seguro viagem
Para uma viagem internacional, em alguns destinos é obrigatório ter um seguro viagem. No entanto, mesmo que não seja obrigatório, é importante fazer um seguro viagem para o caso de imprevistos, como acidentes, doenças e até bagagem extraviada.