Sonhos são parte da vida de todas as pessoas. Enquanto alguns possuem objetivos desde pequenos, outros começam a ter um sonho conforme vivem suas vidas, de acordo com cada momento que passam. Esse sonho pode ser um emprego que a pessoa queira muito, uma casa própria ou uma viagem.
Entretanto, para todo sonho se tornar realidade, é necessário planejamento, principalmente se for um objetivo grande. Se você deseja viajar para fora do país, por exemplo, terá que planejar sua viagem com antecedência, atentando-se à documentação, à hospedagem e aos lugares que deseja visitar. Assim como se você deseja viajar para uma cidade próxima há passos a seguir e um planejamento a traçar.
Para montar esse planejamento, separamos algumas dicas para você conseguir tirar sua viagem dos sonhos do papel e visitar o lugar tão esperado, seja acompanhado, seja sozinho. Confira as dicas e não se esqueça de compartilhar com seus companheiros viajantes.
Anote seu plano
Primeiro de tudo, é importante se preparar psicologicamente. O cérebro é um dos músculos mais poderosos do ser humano, e ele precisa ser estimulado nesse processo, principalmente com a grande quantidade de informações que guardamos diariamente.
Uma forma de fazer isso é utilizar o velho papel e caneta. Parece um tanto arcaico, já que podemos digitalizar tudo hoje em dia. No entanto, seu cérebro fixa melhor quando você anota, além de transformar seu plano em algo palpável — e, o melhor, sem distrações.
Anote seu planejamento, seja como mapa mental, seja como lista do que você precisa fazer e os passos a tomar a fim de que sua viagem possa ocorrer. Se ajudar, você pode colocar em etapas e, em cada uma, escrever os objetivos para concluí-la. Assim, conseguirá colocar o plano em ação mais rápido, já que não vai parecer algo impossível ou complicado.
Faça um orçamento
Dinheiro é um dos grandes empecilhos na hora de viajar. Porém, pode ser mais fácil do que você imagina. Pesquise e estipule um valor, pensando em tudo que você quer comprar ou precisa resolver. Não se esqueça de deixar um valor reserva para emergências ou imprevistos.
Uma vez que esse valor for estipulado, é hora de definir em quanto tempo você terá esse dinheiro. Você pode guardar uma quantia mensalmente em uma conta corrente que deixe seu dinheiro render, conforme a taxa SELIC, por exemplo. Porém, faça um combinado consigo mesmo e não retire aquele dinheiro até alcançar sua meta.
Com o valor mensal estipulado, é hora de ver suas contas: você pode guardar essa quantia mensalmente? Se a resposta for sim, ótimo. Porém, se você não puder, é possível optar por três alternativas:
- aumentar o prazo final para conseguir o dinheiro: por vezes, é melhor adiar um pouco a viagem e ter a quantia estipulada do que planejar com pressa e ter vários imprevistos durante a viagem, sem ter como resolvê-los;
- aumentar a renda: outra alternativa é aumentar sua renda, com trabalhos complementares. Assim, você poderá guardar o dinheiro estipulado, sem prejudicar suas contas mensais.
- diminuir o valor: você também pode diminuir o valor estipulado. Procurar por cupons de desconto e economizar em alguns aspectos, a fim de que o orçamento possa caber no seu bolso sem grandes dificuldades, é uma boa alternativa.
É importante que você tenha roteiros preestabelecidos, ainda mais se for em uma região distante, que você não conhece. Não se esqueça também de decorar os números de emergências, caso haja necessidade de uso.