O espírito explorador faz parte do brasileiro, sendo um dos povos que mais desbrava o planeta em seus variados destinos, como um grande auxiliar do mercado de turismo internacional. Sem contar com a abertura das próprias fronteiras nacionais.
Reconhecido mundialmente pelo o seu povo hospitaleiro, o Brasil se tornou um grandes portos de acesso para turistas de diferentes partes do mundo, interessados nas riquezas naturais do país. Um mercado que se viu afetado pela situação da pandemia.
A queda nos índices turísticos
Diante da necessidade de ficar em isolamento, o público em um nível mundial se viu obrigado a deixar de lado suas constantes viagens de trabalho e lazer, tendo que se contentar com o ambiente interno de casa e a vista do computador.
Uma situação que afetou os mais diversos mercados, como o de aviação comercial, que viu suas atividades reduzidas, e em alguns casos até mesmo paralisadas, como nas empresas que trabalham com viagens internacionais.
Algo preocupante tanto para o mercado como o público nacional, acostumado a desbravar o mundo, se vendo obrigado a no máximo explorar um universo de fantasia dentro de um videogame, como lazer.
Essa situação finalmente começa a mudar, graças ao avanço no número de pessoas vacinadas, permitindo uma flexibilização dos protocolos de segurança, de forma a manter a preocupação com a saúde da população, porém permitindo uma maior mobilidade.
E isso permite que o mercado de turismo volte a aquecer, dando início a esse fluxo maior de pessoas. Notícias positivas para os mais diferentes mercados relacionados, como uma fábrica de mochilas promocionais, usadas nesse tipo de viagem.
Mas antes de pegar sua mochila e embarcar em uma viagem, após tantos meses confinado, é preciso escolher o destino da sua jornada, e o Brasil em si é um lugar rico demais para ser desconsiderado.
Passageiros com destino à…
Como as fronteiras nacionais começaram a abrir, e a situação econômica ainda está tentando se recuperar dos danos da pandemia, muitos turistas estão optando por viajar para dentro do Brasil, sendo uma maneira do brasileiro investir no próprio país.
E destino é o que não falta:
1. Campos do Jordão
Para quem se encontra próximo da área urbana e busca viajar para perto, Campos do Jordão é uma boa opção. Localizado no interior de São Paulo, o lugar se destaca por seus bares, restaurantes e bistrôs, principalmente durante o inverno.
2. Gramado
Para quem sente falta de visitar a Europa e busca um clima similar, o inverno no sul do país é uma opção, como em Gramado, no Rio Grande do Sul, reconhecido pela sua alta gastronomia, com destaque para a produção de chocolate.
3. Foz do Iguaçu
Ainda no sul, porém para quem prefere uma paisagem mais natural, a região localizada no Paraná é o seu melhor destino. Recomenda-se participar de uma excursão ecológica, com direito a visita às famosas Cataratas do Iguaçu.
4. Florianópolis
Ainda no sul, mas com um clima mais ameno está Florianópolis, Floripa para os íntimos. Com suas belas praias, o verão se torna a época ideal para a prática de esportes aquáticos. E falando de praias…
5 . Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro continua lindo já dizia Gilberto Gil, e de fato continua, com os seus mais variados pontos turísticos como:
- Praia de Copacabana;
- Cristo Redentor;
- Pão de Açúcar;
- Arcos da Lapa.
Locais tão reconhecidos que até cenários de filmes alguns deles se tornaram.
6. Maragogi
Ainda em um lugar de clima quente, porém agora indo para o nordeste, é importante falar sobre Maceió, conhecida pelas belas praias e o clima tropical. Mas o destaque fica com a Praia de Maragogi, com suas águas límpidas.
7. Jericoacoara
Indo para o Ceará, a região de Jericoacoara guarda grandes paisagens com dunas, praias e lagoas. Os totens de autoatendimento do aeroporto sem dúvida podem recomendar a Pedra Furada, ali encontrada.
8. Fortaleza
Já para quem prefere visitar a capital do estado cearense, Fortaleza é conhecida também pelo seu famoso parque aquático, que atrai público de todo o país.
9. Lençóis maranhenses
Com dunas de areia branca, esculpidas pelo vento local, os lençóis do Maranhão se complementam com a bacia hidrográfica ali presente.
10. Salvador
Para fechar essa viagem nacional não podia faltar Salvador. Berço da cultura afro-brasileira que possui diversos pontos turísticos como o Farol da Barra e o Largo do Pelourinho. E não se esqueça de pegar uma fitinha do Senhor do Bonfim em sua basílica.
O mercado também está apostando nas viagens nacionais, oferecendo diferentes pacotes promocionais para quem optar por conhecer as riquezas nacionais.
Sites especializados em viagens, comparando preços de voos e hospedagens, são boas pedidas para quem busca economizar e encontrar a melhor relação custo-benefício para o seu passeio.
Então posicione a sua passagem em uma leitora de ticket e comece a explorar o país.