3 vantagens de viajar sozinho para pessoas com TDAH

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) já atinge cerca de 2 milhões de pessoas apenas no Brasil. Ela é uma doença que tem tratamento, mas não uma cura.

Os seus principais sintomas incluem:

  • Agressividade;
  • Excesso de excitação;
  • Hiperatividade;
  • Impulsividade;
  • Inquietação;
  • Dificuldade de concentração;
  • Esquecimento;
  • Falta de atenção;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade de aprendizagem.

No entanto, com o tratamento medicamentoso adequado e psicoterapia, os sintomas do TDAH tendem a ser controlados. Por isso, é possível viver uma vida completamente funcional com TDAH. Se você suspeita que tem o diagnóstico, existe um teste de transtorno de atenção específico para você.

Caso você ainda não tenha sido diagnosticado e o teste confirme que há possibilidade de você ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, procure um psiquiatra ou psicoterapeuta de sua confiança antes de viajar sozinho.

Só é recomendado viajar sozinho com TDAH se você já faz tratamento medicamentoso e com psicoterapia e tenha a confirmação dos especialistas de que você pode embarcar nessa jornada sozinho. Portanto, descubra 3 vantagens de viajar sozinho para pessoas com TDAH.

1 – Você vai se autoconhecer

A premissa de toda Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é o autoconhecimento para o desenvolvimento de ferramentas pessoais que ajudam você com TDAH a controlar seus sintomas. E essa é a abordagem psicoterapêutica mais indicada para quem tem TDAH.

Se você viajar sozinho, vai se autoconhecer melhor. Todo o planejamento da viagem será realizado por você, desde o roteiro de passeios até assuntos mais burocráticos. Isso traz autonomia e autoconhecimento.

Dessa forma, você vai exercitar o que a abordagem TCC mais recomenda. Além disso, você será responsável por fazer sua bagagem, escolher o que fazer na viagem e muito mais.

Realizar uma viagem sozinho é uma forma muito adequada para o autoconhecimento.

2 – Você vai ter mais autonomia

Em uma viagem sozinho, o único responsável é você. Algumas pessoas tendem a achar que um diagnóstico psiquiátrico é uma limitação para a vida. No entanto, você vai descobrir que pode realizar tudo que deseja, inclusive viajar sozinho.

Isso é muito importante para desenvolver uma boa autoestima e autoconfiança. Tais características são fundamentais para uma vida autônoma. Você vai perceber que pode fazer qualquer coisa e um diagnóstico é apenas parte de você.

Por isso, você vai ter benefícios positivos ao voltar da viagem também, para aplicar em sua vida. Ou seja, a certeza de que você é capaz de qualquer coisa, inclusive alcançar suas metas e objetivos de vida.

3 – Você só vai fazer coisas que gosta

Essa é uma vantagem exclusiva de quem viaja sozinho e tem a ver com o autoconhecimento também. Já no planejamento da viagem e depois durante a viagem, você vai decidir tudo. Portanto, tudo que você vai fazer na viagem será decisão sua.

Uma viagem tem o poder de aliviar o estresse, aumentar a autoestima e melhorar seu condicionamento físico. Ou seja, sua saúde mental será favorecida.

Uma viagem sozinho pode trazer apenas lazer e relaxamento, o que é sempre benéfico para quem convive com TDAH. Para contornar sintomas como ansiedade, agressividade, impulsividade, entre outros, o cérebro precisa de descanso. E isso você vai conseguir ao viajar sozinho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *