Dicas para investir no exterior e aproveitar o local com muitos benefícios

Em tempos de incerteza econômica, muitos investidores optam por transferir seu dinheiro para o exterior, onde terá menos risco de ser afetado e perder valor. 

É assim que existe uma vasta gama de instrumentos que se adéquam às necessidades de rentabilidade, risco, liquidez e segurança de cada um, mas nem sempre será fácil tomar uma decisão deste tipo.

Nesse sentido, apresentamos abaixo as principais opções para quem busca investir no exterior com segurança e sucesso:

Você pode investir em ações estrangeiras

Antes de tudo, você precisa saber em que tipo de instrumentos ou ações você está interessado e qual é o horizonte de investimento. Da mesma forma, é importante obter aconselhamento adequado sobre as comissões de compra/venda de ações, bem como o que deve ser pago pela compra das ações e imposto de renda. 

Algumas ações estrangeiras são negociadas na Bolsa de Valores e, portanto, seus ganhos são tributados de forma diferente do que quando o título é negociado apenas, por exemplo, na Bolsa de Valores de Nova York. No primeiro caso, você pagaria cerca de 5% de imposto sobre os lucros, enquanto no segundo, perto de 30%.

Considere abrir uma conta bancária em outro país 

É totalmente viável abrir contas no exterior, mas cada país e banco tem seus próprios requisitos e tipos de serviços bancários oferecidos a estrangeiros.

Por exemplo, nos EUA, algumas entidades permitem a abertura de contas à ordem e poupança apresentando o seu passaporte, mas se pretender realizar atividades de investimento através do banco, estas podem ser limitadas ou pagar impostos sobre os lucros. 

No entanto, em países como Panamá e Ilhas Cayman, é mais fácil abrir uma conta e realizar operações de investimento, já que os impostos são mais baixos.

Conheça o crowdfunding e o crowdlending 

No crowdfunding, em geral, são financiadas novas empresas ou empreendimentos. No caso do crowdlending, geralmente é concedido a pessoas físicas. Em ambas as situações, o que nos interessa é analisar a qualidade de crédito das pessoas ou instituições para as quais emprestaremos dinheiro. 

Por isso, é fundamental ter um intermediário confiável entre as partes, que forneça informações relevantes sobre a qualidade de crédito das pessoas ou empresas que recebem esses recursos.

Sempre tome precauções

Há dois aspectos importantes a serem distinguidos ao investir no exterior. Pode-se investir no exterior a partir de qualquer país. Nesse caso, as entidades que facilitam essas operações estão domiciliadas em território nacional, portanto, qualquer mudança na regulamentação do local onde reside pode afetá-las. 

No entanto, se você levar seu dinheiro para outro país e investir de lá, as mudanças regulatórias no país onde reside não afetarão o processo de investimento. O que você sempre deve ter em mente é o pagamento de impostos, que varia de acordo com o país. 

Investir no exterior é benéfico pela diversificação de alternativas e maior segurança, mas é preciso ter cautela nesse sentido.

Defina seus objetivos e encontre o motivo para investir no exterior

Antes de colocar seu dinheiro e seus esforços em um nicho de mercado específico, é importante que você tenha clareza sobre o que deseja obter com a ação de investir no exterior. 

Muitas pessoas estão buscando investimento no exterior como o investimento com a Golden Visa Portugal um programa de imigração e investimento em imóveis ou fundos que cresce cada vez mais na atualidade, o que importa é você definir esse objetivo.

É claro que as pessoas querem aumentar sua riqueza, mas os interesses, preferências e habilidades de cada uma delas é o que faz a diferença entre um negócio de sucesso e um que não é tão próspero. 

Então, se sua intenção é dar o grande passo, é importante que você tenha clareza sobre o que quer fazer com seu investimento e reconheça entre seus gostos e suas preferências qual é o melhor lugar para investir seu dinheiro.

Sem dúvida, um dos motivos que mais consegue movimentar os investidores é a possibilidade de diversificar os ativos e protegê-los, já que tudo está na mesma jurisdição, os ativos geralmente ficam em uma posição vulnerável diante de diferentes ameaças. Por outro lado, os investimentos offshore representam uma grande oportunidade para manter a confidencialidade dos ativos e manter uma maior segurança.

Escolha o lugar certo para fazer seu investimento

É importante que você saiba identificar um local adequado para fazer seu investimento. Nem sempre existem países melhores ou piores. 

Um bom destino sempre dependerá do nicho em que você escolher investir, por isso você deve considerar o conjunto de leis, códigos tributários e restrições que se aplicam a cada país. Recomendamos que você siga estas etapas:

  • Considere um destino onde os seus bens permaneçam protegidos mesmo em caso de apreensão de bens no seu país de residência.
  • Analise minuciosamente os detalhes do regime tributário em cada país que entra na sua lista de possibilidades. Os investidores preferem aqueles lugares que têm taxas de imposto mais baixas.
  • Estude a estabilidade política e econômica de cada um dos países candidatos ao seu investimento. Tenha em mente que sua intenção ao investir deve ser manter seus ativos em um local seguro, por isso recomendamos a escolha de um país democrático com um longo histórico de investimento estrangeiro e estabilidade financeira.

Com certeza, seguindo todas as dicas que passamos no conteúdo, você vai consegue investir de maneira correta no exterior e obter sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *