Estabelecimento hoteleiro com academia atrai mais hóspedes corporativos

A qualidade das instalações da academia é um fator cada vez mais relevante para atrair clientes em hotéis.

Com uma preocupação crescente dos brasileiros em relação à saúde, segundo pesquisa do Ministério do Esporte, que aponta que 54,1% da população pratica alguma atividade física em seu tempo livre, os hotéis vêm investindo em espaços específicos para exercícios.

Embora esportes como futebol e vôlei sejam os mais populares, com 76,6% e 21,4% de preferência, respectivamente, as academias de ginástica e musculação aparecem em terceiro lugar, com 4,5%.

É visando esse público que hotéis investem em academias com equipamentos modernos e funcionais. “As pessoas analisam a estrutura do hotel ao pesquisar e o fator decisivo de compra é a estrutura, e a academia está inserida nessa estrutura.

A procura é maior do que por piscina”, explica Rodrigo Uchoa, gerente da rede Monreale, que possui unidades em Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José dos Campos, todas com espaço para a prática de atividades físicas.

A partir de 2013, esses espaços passaram por revitalização, com a troca dos equipamentos antigos por aparelhos multifuncionais, elípticos, halteres, esteiras e bicicletas mais modernas.

As academias dos hotéis da rede Monreale funcionam das 6h às 22h e não possuem instrutores, já que a maioria dos frequentadores tem um roteiro de treino habitual.

A média de uso gira em torno de 10 hóspedes por dia, considerando que a capacidade dos hotéis varia de 80 a 150 quartos, dependendo da unidade.

É interessante notar que entre os hóspedes, 80% são corporativos, o que sugere que a qualidade da academia oferecida, tendo ótimos aparelhos como esteira, ergométricas, bicicleta spinning profissional e outros, é um fator relevante para a escolha de um hotel para estadias de negócios.

Em suma, a inclusão de uma academia de qualidade em hotéis pode ser um diferencial competitivo relevante, especialmente em um contexto onde a preocupação com a saúde e a prática de atividades físicas é crescente entre os brasileiros.

Opções

Para pequenos empresários do setor hoteleiro que desejam instalar uma academia em seu estabelecimento, a presidente do Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (Cevec) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Viviânne Martins, sugere buscar equipamentos certificados e de qualidade, escolher espaços bem iluminados e ventilados e definir procedimentos claros de pronto atendimento para intercorrências, além de verificar quais equipamentos de primeiros socorros são obrigatórios.

No entanto, construir uma academia do zero requer investimento, o que pode ser uma decisão desafiadora para pequenas empresas. Segundo Antonio Carlos Bonfato, professor de Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac Águas de São Pedro, os empreendedores devem avaliar se vale mais a pena construir ou fazer parceria com um espaço vizinho, levando em consideração o tempo médio de permanência do hóspede no hotel, que tende a buscar atividades físicas em algum momento após três dias de hospedagem, e o custo de implantação, que pode variar de acordo com a quantidade, qualidade e tipo de equipamentos.

No entanto, ter uma área com poucos equipamentos pode prejudicar a imagem do estabelecimento, sendo recomendável optar pela parceria com uma academia próxima.

Outra opção é locar um espaço no próprio hotel para uma empresa do ramo renomada, que possa atender tanto os hóspedes quanto o público externo, com descontos ou isenção de pagamento para os hóspedes.

Para concluir, Bonfato destaca que o empreendedor deve estar ciente do investimento necessário para a implantação de uma academia e que o retorno sobre esse investimento se dará no médio prazo. É importante avaliar as opções e buscar o equilíbrio entre o investimento e o retorno para tomar a melhor decisão.

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