A importância da pesquisa pré-viagem: cultura e costumes locais

Viajar é uma experiência ótima e que muitos almejam realizar ao longo do ano. É uma forma de fugir da rotina, conhecer lugares novos, experimentar comidas diferentes e descansar, aproveitando o tempo para passar ao lado das pessoas que ama ou apenas para dedicar-se a si mesmo.

Porém, ao se preparar para viajar para o Caribe ou outro local do mundo, é importante incluir no planejamento a chamada pesquisa pré-viagem. Isso porque uma viagem não é apenas uma forma de acumular novas experiências e voltar com a mala cheia de lembranças. É, também, uma oportunidade de aumentar os seus conhecimentos sobre a cultura e a história do seu destino, algo que tornará a sua viagem muito mais especial e proveitosa.

Assim, o ideal é se dedicar para fazer uma boa pesquisa na internet ou em livros de história para conhecer mais sobre a cultura do seu destino. Abaixo, conheça alguns motivos que tornam essa pesquisa tão relevante.

Uma questão de respeito

Informar-se sobre a cultura local é, antes de tudo, uma questão de respeito. Existem cantos do mundo, como o Oriente e a Ásia, em que a cultura e a história de seus países são completamente diferentes da do Brasil. Isso acontece porque essas localidades tiveram processos históricos muito distintos do nosso país, cultivando tradições e costumes milenares que precisam ser respeitados.

Além de ser uma questão de respeito com a população local, isso evita que você diga ou faça algo ofensivo. Por exemplo, no Iraque, Irã e Afeganistão, o “joinha” é visto como um gesto obsceno. Para os nativos, ele é interpretado como um sinal de desaprovação ou insulto. Na Tailândia, o mesmo gesto é visto como algo infantil ou vulgar, sendo considerado ofensivo ou inadequado em certas situações.

Durante a Copa do Mundo de 2022, muitos aprenderam que no Catar a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas são proibidos. Isso mostra que conhecer esse tipo de costumes e leis é o ideal para evitar ter problemas com a população local e mesmo com as autoridades. 

Torna a experiência mais autêntica

A pesquisa pré-viagem também é uma forma de tornar toda a experiência de conhecer aquele novo lugar mais autêntica. Entender o contexto e conhecer os motivos da cultura daquele local ser do jeito que é mostra-se fundamental para tornar o seu passeio mais imersivo, com você conseguindo aproveitar ao máximo ao visitar locais históricos e importantes.

É uma forma de ter boas conversas com os nativos

Esse conhecimento também é essencial para ter boas conversas com os locais. A pesquisa demonstra que você não é totalmente leigo e que tem interesse em saber mais sobre a história daquele povo e cultura. Isso mostra respeito e é uma maneira simples e agradável de conquistar os moradores. Inclusive, essa aproximação pode ser muito valiosa para ouvir novas histórias ou receber dicas do que fazer, permitindo uma viagem ainda mais completa.

Você sabe exatamente o que precisa visitar

A pesquisa também é uma forma de filtrar o que você precisa visitar e o que não pode faltar no seu roteiro de viagem. Se você chega ao seu novo destino sem conhecer os principais pontos turísticos, ou os locais históricos daquela região, acaba ficando perdido. Assim, sua rotina de viagem fica desorganizada e você pode perder a oportunidade de conhecer lugares incríveis. Dedique-se em saber quais são os locais mais importantes para os nativos e quais costumes eles adotam para ter uma experiência mais proveitosa e bem-sucedida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *